quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tendências Outono/Inverno Vicunha 2012

Fomos no lançamento Inverno 2012 Vicunha e estava maravilhoso!!
Lançamentos de tecidos, texturas e cores.
A Vicunha vai mostrar as quatros macrotedências do inverno 2012.
O inverno 2012 promete trazer elementos que remetem ao passado e ao futuro, mesclando a liberdade do Velho Oeste e a funcionalidade do trabalho á elegância dos anos 60 com toques futuristas datado e do lado descontaído da geração 2.0.!!!
Outro destaque são os tecidos versáteis, como os que podem ser usados do lado avesso e do lado direito na mesma peça, os que dispensam lavagens, ou os tecidos que ganham um aspecto diferente a cada lavagem, garantindo uma gama de opções aos estilistas com apenas um produto.
Quanto às lavagens, Fábio Félix, técnico em lavanderia da Vicunha, afirma que o estilo vintage continua, muitos efeitos 3D, dirty puxado para o castanho, puídos mais reservados, resina, pigmentos localizados.
Renata Xu, do marketing da Vicunha, detalhou os quatro temas detectados pela equipe de pesquisa da empresa que regem as tendências para o Inverno 2012.i mostrar as quatro Macrotendência do Inverno 2012.
Entre as apostas da Vicunha estão os jeans que imitam o couro – destaque para o efeito de couro envelhecido, ideal para a macro-tendência True Grit, bastante vintage, e o denim com efeito de couro vermelho.
Quatro macro tendências para o Inverno 2012



True Grit
Inspirado nos cowboys, na vida selvagem, no grunge e no workwear, o denim remete ao espírito de liberdade proporcionado pelo jeans, traduzido em peças como calças cargo, carpenter, boot cut e camisas jeans.  A tendência traz o “verdadeiro jeanswear” – o jeans que é azul, estilo vintage, inspirado no universo americano e na história dos cowboys. True Grit, clássico do cinema western, principalmente na versão de 1969, traz muito dessa imagem para a moda. O jeans aparece como uma peça importante e atemporal. A Vicunha acredita que essa é a tendência mais forte do Inverno 2012.
A celebridade que inspira essa tendência, escolhida pela Vicunha, é o Johnny Deep, com seu estilo excêntrico – até mesmo nos personagens que representa. “Na maneira que ele se veste, ele incorpora bastante dos elementos que são importantes para esse tema e que trazem essa masculinidade”, explica Renata Xu. Na música, as bandas que melhor representam esse tema são Kings of Leon e Black Rebel Motorcycle Club.



Key Points – Víntage, rústico, selvagem, true denim look, workwear, grunge.
Key Items – Peças cargo, 5 pockets, jaquetas workwear, boot cut, carpenter pants, cowboy shirt.
Prints – Xadrezes, camuflados, estampas inspiradas na natureza.
Lavagens – Raw, efeitos vintage, efeitos de sujeira (dirty), efeitos naturais de trabalho e uso, desgastes e remendos.
Indicações de tecidos
Para os bottoms, nada melhor que o visual Original Denim, composto por peças superencorpadas e versáteis em lavanderia como os jeans Premium da Vicunha Blaine, 100% algodão, ou o Evans, com elastano para mais liberdade nos movimentos e tonalidade azul intensa. Os tons terrosos são um must have para este estilo e o novo tecido Riley é perfeito para isto, já que conta com um Brown Cast (sobretingimento marrom) que, combinado ao tingimento especial do tecido, oferece imensa variedade de lavagens e é simplesmente perfeito para efeitos vintage.

Efeitos avançados em 
lavanderia são o must da estação e, para isso, nada mais arrojado do que os índigos Strike e Hendrix, e as sarjas Brooks e Shakira, da novíssima linha Vintage Leather. Esses tecidos são incríveis, pois chegam facilmente ao visual de couro envelhecido, requerendo poucos processos em lavanderia. O efeito visual do aspecto de couro envelhecido é impressionante. Xadrezes seguem forte na estação – a Vicunha lançou as estampas Fleece, Peacoat e Evergreen. Na cartela de cores o preto é sempre uma boa alternativa para o inverno, mas nesta estação divide a cena com outros protagonistas, como cáqui, verde militar, marrom, vermelho fechado e azul bem escuro.


Black Rebel Motorcycle Club. Foto: Move that juke box


Breakfast Club
A interatividade da internet amplia o universo dos jovens e inspira mudanças no comportamento, relacionamento e na moda. O resultado é um mix de referências e contrastes de um universo de fantasias misturado a elementos do cotidiano. Peças coloridas, estampas diversas e visuais em looks inspirados nos anos 70 – como as calças flare – e o grunge dos anos 90 dão origem a um visual new hippie. Para essas peças vintage, principalmente as mais coladas ao quadril, as modelagens em alfaiataria são ideais.
A inspiração é o jovem e seu comportamento. O filme de 1986, Clube dos Cinco, retrata esse cenário de jovens bem despreocupados e descontraídos, num universo exclusivamente deles. A atriz Drew Barrymore é quem expressa esse estilo. Na música, duas bandas de “rock divertido” seguem esse comportamento – Phoenix e The Drums.
The Drums. Foto: Scrink

Key Points – Positivo, core, estampas, jovem, new hippie, urbano, fantasioso.
Key Items – Jeans estampado, flares, peças com referência grunge, jeans inspiração anos 70.
Prints – Florais, efeito jacquard, rendado, frutas, doces.
Lavagens – Coloridos, manchados, estampados, tie dye, deep dye, sobretingimento
Indicações de Tecidos
O Norah, artigo em índigo com elastano e tingimento intenso especial, que ao passar por processos de lavanderia adquire nuances em preto, e o brim Marley, de altíssima elasticidade, são ótimas opções. O Jesse, da linha Power Stretch, é perfeito para peças mais justas, com uma elasticidade que chega a 35% após lavado. O brilho diferenciado da sarja Lindsay, da nova linha Liquid da Vicunha, tem uma pegada super moderna e é perfeito para a confecção de peças-chave dentro de uma coleção. O jeanswear tradicional ganha leitura jovial e despojada, com variações de lavanderia facilmente alcançadas pelos índigos Elisa, com elastano, e Morgana, 100% algodão. O Dione tem um visual muito interessante tanto em peças raw como lavadas, obtidos pela sua composição diferenciada de algodão/poliéster. Em estampas, o tema floral é a grande tendência, que aparece no brim em caráter romântico como o Delicacy e no estilo décor do Daisy, Spring e Orchid.


Metropolis
Um futurismo datado, inspirado em estudos de formas e robótica, é uma das inspirações para o Inverno 2012. No jeanswear, a influência vem das experiências darks e estranhas como a idealizada pelo Dr. Frankenstein, no clássico de Mary Shelley. A ficção científica também inspira texturas de couro, plástico e metal. Os shapes são recortados e enfatizam articulações, criando formas e visuais inesperados.
Como celebridade, o principal ícone é a modelo Freja Beha Erichsen, bastante em evidência. O estilo de Freja agrega elementos mais rock e dark, com cores densas. Daft Punk e Ladytron são os ícones musicais que traduzem o tema Metropolis.


Key Points – Futurismo datado, experimental, detalhes robótica, metal, leather look.
Key Items – Jaqueta aviador com aspecto couro, slim pants com recortes, multi shape e sci-fi.
Prints – Estampas texturizadas, 3D, gráficas ou em estilo tatuagem.
Lavagens – Lavagens escuras, looks manchados, estonados e criação de efeito de texturas.
Indicações de tecidos
Para acompanhar o high-tech appeal da tendência, os índigos e brins aparecem em versões super tecnológicas com a novíssima linha da Vicunha, a Rubber Denim, composta por tecidos algodão/elastano com um acabamento emborrachado, que dá um visual todo especial às peças. Disponível em duas cores – verde militar no tecido Dash e preto no Tiesto – a nova linha é perfeita para peças superdiferenciadas com um visual bem moderno de jeanswear.
No brim a sensação fica com o Alanis e seu aspecto de couro natural da já consagrada linha CARBOLumen, que agora chega num incrível tom de vermelho. Em versões escuras e manchadas, os efeitos de lavanderia aparecem como grandes diferenciais na estação. Para isto, a Vicunha lançou o Fox, um tecido extremamente versátil em lavanderia, perfeito tanto em peças amaciadas como hiperlavadas, e nas diversas tonalidades de cinza e azul. Com tanta versatilidade, o artigo promete marcar presença nas mais diversas coleções da temporada.
Ladytron. Foto: My Mother’s sleeping pills
Daft Punk. Foto: Bip Sonar



Blow Up
A modernidade e o minimalismo elegante dos anos 60 ganham força na temporada. Os shapes apresentam linhas retas e curvas, inspirados em formas abstratas e contemporâneas. Peças volumosas em cores neutras com corte e qualidade perfeitos compões uma alfaiataria chic, ampla e com ar unissex, como capris e chemises.
O tema conversa bastante com o design e a arquitetura. O filme da década de 60 tem uma linguagem de moda muito forte e traz um figurino belíssimo. A questão da androgenia é transmitida pelo sérvio Andrej Pejic, modelo que trabalha em desfiles e editoriais masculinos e femininos. A inspiração musical vem das bandas Portishead e Kraftwerk.
Key Points – Minimalismo, anos 60, essencial, unissex, neutralidade.
Key Items – Shapes unissex e amplos, peças simples com corte moderno, alfaiataria unissex, capri jeans.
Prints – Abstratas, modernas, diferentes padrões de xadrez, jacquards.
Lavagens – Raw, resinados, texturas de couro, plástico e borracha.
Indicação de tecidos
A androgenia é referenciada mais uma vez pelo jeanswear, que aparecem em versão Premium e de peso mediado, como o índigo Amber, algodão/elastano com leve cross ring na construção com efeito 3D e o Indira, 100% algodão. Para os shapes mais leves em alfaiataria, o Alicia figura como uma ótima opção no brim, com suas cores incríveis (prata, ouro, preto e azul marinho) e a alta elasticidade.
Ainda falando de brim, a nova linha Delavé Hard, composta pelos artigos Blondie (algodão/elastano) e Journey (100% algodão) traz brins superestonáveis com um efeito incrível em lavanderia. Disponível nas cores vermelha, preta e cáqui, o tecido possui um avesso tinto, o que faz com que ele possa ser utilizado dos dois lados. Em contraste aos tons neutros, padronagens abstratas e modernas fecham o look. As sarjas texturizadas Nougat e Sandstorm são ótimas pedidas, assim como o Abyss, no estilo “espinha de peixe”. Para um toque rebelde contra a sobriedade, aposte nas animal prints do Sphinx e Acácia, e no floral Pansy.

Portishead. Foto: Cita & Pense



Renata Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário